top of page
ANDRE.BARATA.NASCIMENTO.jpg

Prof. Dr. André Barata Nascimento

- Universidade da Beira Interior, Portugal -

André Barata, filósofo de formação, é professor na Universidade da Beira Interior, Portugal, onde tem desenvolvido ciclos de estudos na área da ciência política. Tem por áreas de interesse, além da filosofia social e política, o pensamento fenomenológico e existencial e, ainda, a problemática da identidade portuguesa. Tem publicados vários livros de ensaio, como "Metáforas da Consciência" (2000) e "Primeiras Vontades" (2012). Organizou os livros "Representações da Portugalidade" (2011) e "Estado social: De Todos para Todos" (2014). Foi diretor da revista de filosofia "Análise" (2005/2006). Num registo mais literário publicou, com Rita Taborda Duarte, "Experiências Descritivas" (2007).

 

Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva

- Universidade de São Paulo - 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professor aposentado da Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: história, crítica, ética, existência e conhecimento.

48087962_2650397698304025_79872900483178
620832_3877935787051_161115057_o.jpg

 

Profa. Dra. Daniela Ribeiro Schneider

- Universidade Federal de Santa Catarina - 

É Professora Titular no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção pela Universidade de Valencia - Espanha (2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, Prevenção ao Abuso de Drogas, Avaliação de programas de prevenção e promoção da saúde, atenção psicossocial, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas" ; Coordenadora do PSICLIN/UFSC. Faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção de Saúde (BRAPEP). Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

 

Profa. Dra. Ana Gabriela Colantoni

- Universidade Federal de Goiás - 

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2016). No período de seu doutorado, fez estágio sanduíche na França, na Université de Paris X. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, na Regional Goiás.

20190130_000239.jpg
17966074_1266759463430907_80481604915859

 

Prof. Dr. Fabio Caprio Leite de Castro

- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - 

Doutor em Filosofia pela Université de Liège (Bélgica) - bolsa CAPES. Mestre em Filosofia pela PUCRS - bolsa CAPES. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais e graduação em Filosofia. Membro da Société Belge de Philosophie, da Unité de Recherches Phénoménologies e do Groupe d'Études Sartriennes (GES - Paris). Professor integrante do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. Professor visitante do programa de Posgrado en Filosofía de la Universidad Pontificia Bolivariana - Colômbia (2018). Advogado do escritório Santos Silveiro Advogados. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP-PUCRS (2016-2018). Editor da Revista Intuitio. Atua principalmente nas seguintes áreas: fenomenologia e hermenêutica, ética, psicanálise, filosofia do direito e sociologia do direito. 

 

Prof. Dr. Fabio Machado Pinto

- Universidade Federal de Santa Catarina - 

Fábio Machado Pinto é professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, desde 1996, onde atua na graduação com Metodologia e Estágio Supervisionado e no programa de Pós-graduação em Educação na linha de Sociologia e História. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, possui graduação em Educação Física UFSC, formação em Psicologia Existencialista pelo Núcleo Castor, mestrado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa, mestrado e doutorado em Sciences de L’éducation - Université de Paris 8. Desde 2012 vem participando da rede de pesquisa Mercosul na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, na Universidad de La República, Uruguai. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos biográficos, formação de professores e processos de escolarização.

Captura_de_Tela_2019-05-02_às_23.07.27.p
41250501_2306957622654137_21500520427379

 

Prof. Dr. Fernando José Gastal de Castro

- Universidade Federal do Rio de Janeiro - 

Professor Adjunto IV do Instituto de Psicologia da UFRJ, doutor em Psicologia do Trabalho e das organizações (UFSC- Paris 7), Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho (Universitat Autònoma de Barcelona), Mestre em Psicologia pela UFSC e Mestre em Sociologia pela Université Paris 7. Especialista em fenomenologia e existencialismo e Psicólogo graduado pela UFSC. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os temas do Sofrimento Psíquico no Trabalho e Psicanálise Existencial , coordena dois projetos de extensão, um deles em Clinica Existencialista junto ao Departamento de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia (UFRJ) e outro em Clinica do Trabalho em parceria com o CESTH-FIOCRUZ. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na linha Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos do Instituto de Psicologia da UFRJ e possui uma série de publicações sobre fenomenologia, existencialismo, trabalho e subjetividade.

 

Profa. Dra. Lucia Cecilia da Silva

- Universidade Estadual de Maringá - 

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP/RP), com pós-doutorado na Université Paris-Diderot (Paris 7), na França. É professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá, onde atua como professora voluntária no Programa de Pós-graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos da Psicologia, Psicologia da Saúde e Atenção em Saúde numa perspectiva fenomenológico-existencialista e histórica. Suas pesquisas abordam o Cuidado em Saúde, Morte e Morrer e Suicídio. É membro do Comitê de Prevenção e Posvenção do Suicídio da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Maringá e se envolve com a capacitação de profissionais de saúde e leigos na prevenção do suicídio.

26055743_2063456547029173_78836959232703
donizetti.jpg

 

Prof. Dr. Luciano Donizetti da Silva

- Universidade Federal de Juiz de Fora - 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História da Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Lyon 3 - Jean Moulin (2016). Atualmente é professor de Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, no Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia (Husserl); Fenomenologia e Ontologia (Husserl-Heidegger); Ontologia e Existência (Husserl-Heidegger-Sartre-Merleau-Ponty); Herança 'existencialista' (autores franceses recentes).

 

Prof. Dr. Marcelo da Silva Norberto

- Ponticífia Universidade Católica do Rio de Janeiro - 

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com monografia sobre colisão entre princípios constitucionais (2003), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com monografia sobre a noção de consciência em Jean-Paul Sartre (2008) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com dissertação intitulada "Do arrependimento à ação: um estudo sobre a liberdade sartriana", sob orientação da Profa. Dra. Katia Muricy (2010). Em 2014, concluiu o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob orientação da Profa. Dra. Katia Muricy, intitulado "O drama da ambiguidade: a questão da moral em 'O ser e o nada'". Desde 2011, é professor do curso de extensão de Filosofia Contemporânea na matéria de Fenomenologia (CCE/PUC-Rio). Atualmente, é professor e pesquisador do departamento de filosofia da PUC-Rio (bolsista PNPD/CAPES).

MARCELO.2.jpg
932759.jpg

 

Profa. Dra. Sylvia Mara Pires de Freitas

- Universidade Estadual de Maringá - 

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa/RJ (1985). Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEM/PR (2018). Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Especialização em Psicologia do Trabalho pela CEUCEL/RJ (1987) e Formação em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Psicoterapia Vivencial/RJ (1990). É professora do curso de Graduação em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá; do curso de Especialização em Residência Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergência (UEM) desde 2014; de cursos de Especialização direcionados à abordagem fenomenológico e existencial; e da Pós-Graduação em Psicologia (UEM). Autora do livro Psicologia Existencialista de Grupos e da Mediação Grupal: contribuições do pensamento de Sartre, lançado em 2018 pela Editora Appris. Tem experiência na área de Psicologia com ênfases em Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho, atuando principalmente com o existencialismo de Jean-Paul Sartre. 

 

Profa. Dra. Thana Mara de Souza

- Universidade Federal do Espírito Santo - 

Professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde março de 2010. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em filosofia contemporânea pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Coordenadora do GT de Filosofia Francesa Contermporânea entre 2012 e 2014.. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sartre, Beauvoir, fenomenologia, filosofia e psicanálise, e filosofia e gênero. 

49213009_2042038125832234_71676766503336
55664418_828737070839134_710339807958741

 

Prof. Valdemar Augusto Angerami 

- Centro de Psicoterapia Existencial - 

Psicoterapeuta; professor de pós-graduação em psicologia da saúde na PUC – SP; professor do curso de Psicoterapia Fenomenológico-Existencial na PUC – MG; professor de psicologia da saúde no UFRN; diretor científico do Centro de Psicoterapia Existencial; autor com o maior número de livros publicados em Psicologia no Brasil e adotados nas universidades do Brasil, da Espanha, de Portugal e do México.

 

Profa. Dra. Zuleica Pretto

- Universidade do Sul de Santa Catarina - 

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2015) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuo como professora efetiva do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina desde 2004. Coordeno o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Existencialista Sartreana, na mesma Universidade.Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em temas como: constituição do sujeito, infâncias, gerações, territorialidades, estudos de gênero, intervenção psicoterapêutica em diferentes contextos.

Zuleica1_-_cópia.png
foto carolcampos.jpg

Psicóloga Dra. Carolina Mendes Campos

- Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial

do Rio de Janeiro 

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). É Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005 e 2015). Foi colaboradora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro (IFEN). Psicóloga clínica desde 2002 e supervisora clínica na abordagem existencial. Possui artigos e diversos capítulos de livro a respeito da ontologia sartriana e de suas possibilidades clínicas. 

Prof. Dr. Luiz José Veríssimo

- Universidade Veiga de Almeida / Rio de Janeiro 

Psicólogo, graduado pela PUC-RJ (1991); graduação (2005), mestrado (1997) e doutorado (2002) e Pós-Doutorado (2015) em Filosofia pelo PPGFIL/UERJ; graduação em Comunicação Social pela UFRJ (1983). Formação em Psicologia Clínica pelo Centro de Psicoterapia Vivencial (1991). Atualmente é professor de Psicologias Existenciais e Humanistas, Tópicos Especiais em Psicologia Analítica na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Professor do Curso de Pós Graduação Lato Sensu Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário na PUC-RJ; do curso de pós-graduação em Psicologia Fenomenológico-Existencial da UNIPAR. Membro da SEAF (Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas). Publicou livros, artigos, capítulos de livro nas áreas de Ética, Filosofia da Religião, Psicologias Existenciais e Humanistas, Amor, alteridade e relação.

Luiz_Jose_Verissimo.jpeg

Prof. Dr. Deivison Mendes Faustino

- Universidade Federal de São Paulo 

FAUSTINO.3.jpeg

Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Santo André (2005); Mestre em Ciências da Saúde/ Epidemiologia pela Faculdade de Medicina do ABC (2010) e Doutor em Sociologia pelo Programa de Pös-Graduação em Sociologia da UFSCAR (2015). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista e integrante dos grupos de pesquisa "Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde" e "Reflexos de Palmares". Foi bolsista PDSE junto ao Department of Philosophy (University of Connecticut, UConn, 2014-2015) e recebeu, em 2016, a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese na área de Sociologia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Atualmente dedica-se à pesquisa, ensino e extensão voltados aos seguintes temas: sexualidade e racialização, racismo e saúde mental, racismo e racismo institucional, saúde da população negra, educação das relações étnico-raciais e africanidades.

Prof. Dr. Georges Daniel Janja Bloc Boris

- Universidade de Fortaleza 

Psicólogo (1981), mestre em Educação (1992) e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Realizou estágio pós-doutoral em Filosofia Prática pela Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal (2016). Professor titular do Curso de Psicologia (1985) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (1997) da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Psicoterapeuta humanista-fenomenológico, formador de psicoterapeutas e supervisor com foco em Gestalt-Terapia. Coordenador do Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica - APHETO. Tradutor de Ego, Fome e Agressão: Uma Revisão da Teoria e do Método de Freud, de Frederick Perls (2002). Autor de Falas de Homens: A Construção da Subjetividade Masculina (2002; 2011) e de Grupos Vivenciais e Cooperação: Uma Perspectiva Gestáltica (2013). Organizou, com Fernando Gastal de Castro (UFRJ) e Daniela Ribeiro Schneider (UFSC), em 2017, J.-P. Sartre e os Desafios à Psicologia Contemporânea, pela Editora Via Verita. Tem experiência na área das abordagens humanistas em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestalt-terapia, abordagem centrada na pessoa, psicodrama, filosofia e epistemologia da psicologia, fenomenologia, temas existenciais, práticas grupais, construção das subjetividades masculina e feminina, relações de gênero, poder e violência. Desenvolveu estudos sobre a cooperação nos pequenos grupos humanos, particularmente no que se refere às práticas vivenciais e psicoterápicas em fenomenologia existencial. Da mesma forma, nos últimos anos, tem se dedicado mais sistematicamente a explorar a literatura fenomenológico-existencial de Jean-Paul Sartre. É membro do grupo de trabalho Psicologia & Fenomenologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP.

Georges_Daniel_Bloc_Boris.jpeg
FOTO ELIANA SALES PAIVA.jpeg

Profa. M.a  Eliana Sales Paiva

- Universidade Estadual do Ceará 

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1980); especialização em tecnologia educacional para o ensino superior pela FAFIFOR (1982); filosofia política pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG- (1987); e mestrado em filosofia contemporânea pela Universidade Federal do Ceará -UFC-(2003) Ingressou, por concurso público, em 1982 regime de 40 horas adquirindo o direito de Dedicação Exclusiva (DE) desde 1992. Atualmente é professora adjunta 12 da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Ética, metodologia do trabalho científico e filosófico, psiquiatria contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, liberdade, fundação do espaço público, conflito. Coordenação do GRUPO DE ESTUDOS SARTRE - GES, desde 2005, intervenção nos Encontros Regionais, Nacionais e Internacionais. Coordenação e orientação de Monografia, desde 2005. Desenvolve pesquisas e acompanha monitoria em Metodologia Filosófica e Científica, com bolsa da PROGRAD, desde 2007. Membro do Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Política (UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Odílio Alves Aguiar, Delegada da Estatuinte da UECE (2015), Vice-coordenação do Curso de Filosofia (2015-2017).

bottom of page